Ganhei uma orquídea… e agora?

As orquídeas são flores delicadas e elegantes. Por isso, ganhar esta flor nos deixa tão feliz. Mas, e depois que as flores caem? Como cuidar dela? A seguir, vamos dar oito dicas de como cuidar da sua flor para que você possa vê-la florindo por muitos e muitos anos!

Pesquise sobre ela

Você sabia que há vários tipos de orquídea? E cada tipo exige cuidados diferentes. Por isso, pesquise o nome correto da orquídea que você tem para saber como cuidar dela com mais carinho.

Escolha o local correto

A orquídea precisa de muita iluminação. Isso não quer dizer que ela pode ficar no sol, pois assim suas folhas ficariam queimadas. Deixe-a em um local que pegue o sol da manhã, do fim de tarde ou deixe-a debaixo de algo que “peneire” a luz do sol.

Identifique a parte da frente da orquídea

Para saber qual é a parte da frente, é só observar o lado que sai os brotos. Se você deixar esse lado encostado na parede, os brotos deixam de se desenvolver.

Cuidado com a água

Não encharque o vaso nem use o pratinho. “Mas sem o pratinho, vai molhar meu móvel!”. Se você pensou assim, já é bom ficar sabendo: a orquídea gosta de umidade. Isso significa que ela não gosta de excesso de água, somente o suficiente para sentir o substrato (material que substitui a terra) úmido. Se possível, use um vaso de barro, que drena a água, evitando que as raízes apodreçam.

Santo adubo!

Há vários tipos de adubos para orquídeas. Basta seguir as orientações do fabricante para deixar sua plantinha sempre saudável e bonitona.

De olho na manutenção

A orquídea não usa terra, mas um substrato, que é mais leve e deixa as raízes da orquídea crescerem sem impedimento. Mas, depois de uns dois anos, o material vai apodrecendo e pode prejudicar sua plantinha. Aposte na fibra de coco ou musgo.

É hora de mudança

Se a base da orquídea estiver quase na borda do vaso, é preciso trocar de vaso por um que a base da planta fique com dois dedos de folga da borda do vaso.

Apareceram bichinhos!

Se você não quiser usar inseticida, o sabão de coco afasta qualquer pulgão e derivados. É só pegar 10 gramas de sabão de coco e dilui-lo em 1 litro de água. Depois, é só borrifar nas partes infestadas. Se os bichos aparecerem novamente, repita o processo e lave o vaso com cloro e fazer uma nova lavagem com detergente neutro.

Quer começar a sua coleção de orquídeas? Clique aqui! 

One thought on “Ganhei uma orquídea… e agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Precisa de ajuda?
%d blogueiros gostam disto: